Shyamalan e seus Plot twists surpreendentes. - DJ Blog

Shyamalan e seus Plot twists surpreendentes.

Publicado em quinta-feira, 17 de outubro de 2019


Nasceu em 6 de Agosto de 1970 na cidade de Mahé em Kerala na Índia o cineasta e ator Manoj Nelliattu Shyamalan ou M. Night Shyamalan para os íntimos é norte americano naturalizado, filho de médicos cresceu na Filadélfia, desde pequeno demonstrou seu interesse pelo cinema ao ganhar uma câmera, fã de Steven Spielberg e Alfred Hitchcock, o gênero de seus filmes contem gêneros únicos e inovadores na forma de retratar suspense, drama, terror e religioso-filosófico é conhecido também  pelo Plot twists de seus filmes.
Tem uma forma quase independe de produzir seus filmes, e sempre acrescenta simbologias, seja nos elementos ou cores, no elemento água por exemplo ele usa como forma de purificação em quase todos os filmes, já cores vemos em evidencia em seus filmes as cores vermelho, verde, amarelo e roxo, e quase sempre faz uma participação nas obras como personagem da trama.
Os seus primeiros filmes foram Praying with Anger de 1992 e Wide Awake (Olhos Abertos) de 1998 ambos de comedia dramática sem muito destaque.


Já em 1999 em lança o aclamadíssimo The Sixth Sense  (O Sexto Sentido) filme de terror psicológico que foi a segunda maior bilheteria do ano ficando atrás de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma.
Em seu gênero foi como maior bilheteria até 2017 quando foi superando pelo remake de It do mestre Stephen King, com 6 indicações ao Oscar o filme conta com Bruce Willis e Haley Joel Osment nos papeis principais, com peso mórbido e aquela reviravolta no final Shymalan ganhou o gosto popular e dos críticos e pelo publico, e tinha um fichário escrito " I see dead people" e me achava na escola rs.


No ano de 2000 nos presenteia com o Unbreakable (Corpo Fechado) o longa dramático nos mostra a hipótese de que historias em quadrinhos foram inspiradas em seres humanos reais,  no elenco Bruce Willis como David Dunn, Samuel L. Jackson como Elijah Price / Sr. Vidro, desdo inicio a trama nos prende,  e como de costume nos presenteia com um final surpreendente, se saber fomos apresentados ao primeiro filme de uma trilogia incrível!


Em 2002 com produção executiva de Kathleen Kennedy e produzido por Frank Marshall e Sam Mercer nos é presenteado com Signs (Sinais) com drama e suspense ( e até terror, tenho pavor daquela cena que aparece a perninha e o vulto do E.T no milharal) o longa toca em assuntos relacionada a fé humana, sobrenatural e ficção cientifica, o elenco as estrelas Mel Gibson (Graham Hess) e Joaquin Phoenix (Merrill Hess) filme bom de bugar o cérebro!


Já no ano de 2004 conhecemos The Village (A Vila) drama e suspense divide críticas, com um ótimo elenco como Bryce Dallas Howard (Ivy Walker), Joaquin Phoenix (Lucius Hunt), Adrien Brody (Noah Percy), William Hurt (Edward Walker), Sigourney Weaver (Alice Hunt) faz uma analogia a caverna de Platão, ganhou Oscar de melhor trilha sonora ao compositor James Newton Howard. Nele vemos uma forte simbologia de cores.


Lady in the Water (A Dama na Água) de 2006 tem no elenco Paul Giamatti e Bryce Dallas Howard, drama fantasioso inspirado numa história de ninar que Shyamalan contava para os filhos, com críticas negativas, baixa bilheteria e vários prêmios negativos.


Em 2008 estreia The Happening (Fim dos Tempos) filme apocalíptico as pessoas começam a suicidar sem explicação aparente, depois ha uma suposição que é por algo que é trazido pelo vento, com um começo empolgante o meio e fim ficam desinteressantes, pois o evento começa e termina sem explicação, com Mark Wahlberg (Elliot Moore), Zooey Deschanel (Alma Moore) e John Leguizamo (Julian) no elenco, não obteve boas críticas.


2010 ele lançou 2 filmes, The Last Airbender (O Último Mestre do Ar) e Devil (Demônio), O Último Mestre do Ar é baseado no primeira temporada da animação (muito bem feita) da Nickelodeon, conta a história do mundo dividido por tribos que dominam os 4 elementos com um Avatar pra manter o equilíbrio, mas o último Avatar está sumido por 100 anos, teve muita crítica negativa por ser maçante, já o Devil teve uma ótima  critica drama de suspende e terror conta a história e 5 pessoas presas no elevador onde acontece fatos estranhos.


After Earth (Depois da Terra) lançado em 2013 é um filme de ficção cientifica com Will Smith (Cypher Raige) e seu filho Jaden Smith (Kitai Raige). Ele se passa na terra 1000 anos após o planeta ficar inabitável para humanos, nossos protagonistas são obrigados a fazer um pouso forçado no planeta hostil e lutam para conseguir pedir ajuda, um filme bem diferente do que Shyamalan está acostumado a fazer e dividiu os críticos.


No ano de 2015 estreia The Visit (A Visita) mais focado no gênero terror suspense, ele nos mostra uma história de netos que são mandados para casa de uma avó que não conheciam e começa a acontecer tretas estranhas.


Em 2016 ele nos presenteia com Split (Fragmentado) filme que mostra realmente a marca Shyamalan, um terror psicológico com enredo envolvente somos apresentados a como Kevin Wendell Crumb (James McAvoy) e suas 23 personalidades, com direito a simbologia de cores e um show de atuação de James McAvoy o longa nos prende e intriga ele começa com 3 garotas sendo sequestradas por um homem que sofreu abuso infantil e possuiu transtorno dissociativo de identidade, diagnosticadas foram 23 personalidades, todas querendo seu lugar na luz, ou seja, controlar a mente de Kevin, vemos 3 principais Patrícia, Sr. Dennis e Barry, mas no desenrolar da trama eles falam de uma 24ª personalidade chamada a fera, de tirar o folego se mostra no final ser continuação de corpo fechado, críticos e fãs se renderam mais uma vez a genialidade de Shyamalan!


Nesse ano o desfecho da trilogia  foi com o lançamento de Glass (Vidro) com volta de Bruce Willis como David Dunn, Samuel L. Jackson como Elijah Price / Sr. Vidro, Spencer Treat Clark como Joseph Dunn e James McAvoy como Kevin Wendell Crumb, Anya Taylor-Joy como Casey Cooke,
Sarah Paulson como Dra. Ellie Staple.
Nessa trama vemos frente a frente o herói David Dunn, com o Elijah Price, com o desenrolar vemos como eventos no Corpo Fechado atingiram e mudaram a vida de Kevin também, vemos a genialidade de Elijah de forma gloriosa, com um final sem pontas sem soltas para um outro possível filme, com sucesso financeiro e crítico, foi belíssimo ver a simbologia das cores e interpretações impecáveis, simplesmente lindo de se ver!

Atualmente está trabalhando numa série com o nome Servant, no elenco temos Lauren Ambrose, Toby Kebbell, Nell Tiger, e Rupert Grint, conta de história de um casal em luto e forças misteriosas em seu lar, vejam os tesares.



Um gênio, trabalha melhor com desafios, teve seus altos e baixos, mas de uma criatividade e originalidade indiscutíveis para o gênero terror psicológico, suas simbologias, fé e filosofia são mostras em obras que nos prendem e nos surpreende com as reviravoltas no final!

Reprodução: Imagens e vídeos.

Nenhum comentário:



@dejotablog