O excêntrico Tim Burton. - DJ Blog

O excêntrico Tim Burton.

Publicado em quinta-feira, 26 de setembro de 2019





Olá pessoas, o nosso escolhido de hoje é o diretor, produtor, ator, roteirista, escritor, animador e desenhista com um estilo único, e sombrio Timothy Walter Burton, nasceu em 25 de agosto de 1958 na Califórnia, com uma infância peculiar e reclusa fugia da realdade lendo livros de Edgar Allan Poe e vendo filmes estrelados pelo "mestre do macabro" Vincent Price.



Apos concluir o colegial ganhou uma bolsa de estudos do Disney no instituto de artes da Califórnia, onde estudou por 3 anos até ser contratado pelos estúdios Disney pra a função de aprendiz de animador, trabalhou na produção de "O Cão e a Raposa" mas começou a fazer curtas independentes como por exemplo a animação "Vincent" homenagem ao seu ator inspiração, e os live-actions "João e Maria" e "Frankenweenie" um clássico em P&B que era a historia do jovem Victor que ao perder seu cachorro num acidente de carro decide ressuscita-lo ao estilo Frankenstein, mas a obra foi considerada sombria demais para os estúdios Disney resultando na demissão de Burton.



Em 1985 estreou com o longa A Grande Aventura de Pee-Wee, já era perceptível o seu estilo de pra personagens excêntricos com estética diferenciada, a trilha ficou por conta de Danny Elfman que colaborou em quase todos os projetos de Burton.



Já em 1988 ficou conhecido pelo filme que misturou comedia e terror " Os Fantasmas se Divertem" com as estrelas Michael Keaton, Winona Ryder, Alec Baldwin, Geena Davis, com baixo orçamento teve uma bilheteria mediana mais levou o Oscar de melhor maquiagem.



Apos o sucesso de Beetlejuice foi chamando para direção de Batman, em 1990 criou sua obra pessoal mais linda "Edward Mãos de Tesoura" uma historia fantástica e poeticamente sensível com toque sombrio e peculiar de um jovem que tem tesouras no lugar das mãos, quem estrelava com maestria no papel foi o ator Johnny Depp que virou figurinha carimbada nas obras e grande amigo de Burton.



Depois voltou a direção do homem morcego em Batman o retorno, em 1993 foi produtor do icônico “O Estranho Mundo de Jack” um filme sombrio que relata as duas datas comemorativas preferidas do diretor: Halloween e Natal.
No ano de 1994 foi muito criticado pela direção de “Ed Wood” mesmo levando 2 Oscar de melhor ator coadjuvante e melhor maquiagem.


O longa "Marte Ataca!" estreou nos cinemas em 1996 estilo ficção cientifica dos anos 50, muito colorido e num pegada bem diferente do que estávamos acostumados a ver no próprio estilo pendeu mais pra comedia, mas super original.



em 1999 chegou aos cinemas a adaptação do conto "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" lindamente gótico e sombrio com elenco de peso, suspense e romance, foi um sucesso!



Foi super criticado pela adaptação de "O Planeta dos Macacos" em 2001, em 2003 foi elogiado pelo “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, no ano de 2004 ele nos presenteou com “A Noiva Cadáver” a animação com seu estilo único mostrou mais uma vez o seu brilhantismo, fez a adaptação do clássico “A Fantástica Fábrica de Chocolate” em 2005.



Em 2007 estreou o musical “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” belíssimo, sombrio, e poético que rendeu um Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte e duas indicações, no elenco além de Johnny Depp estava também Helena Bonham Carter atual cônjuge do Burton com quem teve 2 filhos ficaram juntos ate 2014.



Em parceria com a Disney dirigiu dois longas em 2010, chega no cinema a tao aguardada adaptação do romance de Lewis Carroll "Alice no País das Maravilhas" não foi muito bem nas criticas mas o faturamento foi ótimo, e o segundo foi nada mais nada menos que "Frankenweenie" o motivo da sua dispensa quando começou a trabalhar na Disney, em P&B como o original, a animação tem a assinatura de Burton!



O ano é 2012 e o filme é "Sombras da Noite", baseado nos anos sessenta, mistura humor sombrio de clássico, tem Johnny Depp como o vampiro Barnabas Collins e grande elenco, dividiu críticos mas chamou a atenção de todos.



Com muitos altos de baixos é inegável seu talento e estilo único que são facilmente perceptíveis, o tom sombrio com humor, o sombrio apático são marcas registradas desse gênio, e existe uma teoria que as histórias de Frankenweenie, A Noiva Cadáver e Estranho Mundo de Jack são na verdade infância, vida e morte do mesmo personagem... eu vejo muita ligações neles, o que vocês acham disso?

Images: Reprodução.


Nenhum comentário:



@dejotablog